• Os Glicídios:


Os glicídios também conhecidos como açucares, carboidratos ou hidratos de carbono, são substâncias orgânicas constituidas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Constituem a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presentes em diversos tipos de alimentos. O mel, contém o glicídio glicose; da cana é extraída a sacarose, muito utilizada em nosso dia-adia; o leite contém o açúcar lactose; e frutas adocicadas contêm frutose e glicose, entre outros tipos de glicídios.


Glicideos.jpg

Podem ser classificadas como monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos, de acordo com sua complexidade estrutural:
* Os monossacaridios: São os glicidios mais simples, apresentam em sua estrutura entre 3 e 7 carbonos . É dado pela formula geral Cn(H2O)n.

  • Os dissacarídeos são o resultado da união entre dois monossacarídeos por meio de uma ligação denominada glicosídica, com liberação de uma molécula de água - processo este conhecido como “síntese por desidratação”;
  • Os polissacarídeos, moléculas formadas por um grande número de monossacarídeos, formam grandes cadeias orgânicas, podendo apresentar outros elementos, além dos três principais já citados, em sua estruturais. Os principais polissacarídios são:


CELULOSE: É o carboidrato mais abundante na natureza. Possui função estrutural na célula vegetal, como um componente importante da parede celular. Semelhante ao amido e ao glicogênio em composição, a celulose também é um polímero de glicose, mas formada por ligações tipo b (1,4). Este tipo de ligação glicosídica confere á molécula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano.

Glicogênio: É o polissacarídeo de reserva da célula animal. Muito semelhante ao amido, possui um número bem maior de ligações a (1,6), o que confere um alto grau de ramificação à sua molécula. Os vários pontos de ramificação constituem um importante impedimento à formação de uma estrutura em hélice.

AMIDO: É o polissacarídeo de reserva da célula vegetal, formado por moléculas de glicose ligadas entre si através de numerosas ligações a (1,4) e poucas ligações a (1,6), ou "pontos de ramificação" da cadeia. Sua molécula é muito linear, e forma hélice em solução aquosa.









[[image:fileC:/Users/Angelica/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-2.png]]image003.gif

  • Estrutura das oses:

As oses apresentam muitos isômeros ópticos devido aos vários carbonos assimétricos que possuem. Outro fato importante na estrutura das oses é o fenômeno de ciclização da molécula: o grupo aldeído de aldose (ou o grupo cetona de uma cetose) pode reagir com uma oxidrila da própria molécula, dando uma cadeia fechada cíclica.

  • Reação dos glicídios:

Sendo poliálcoois-aldeidos e poliálcoois-cetonas, as oses devem apresentar as reações dos álcoois e dos aldeídos ou cetonas. Os reativos de Tollens e os de Fehling são importantes para diferenciar os aldeídos (que são redutores) das cetonas (que não são redutores). Esses reativos também são usados no estudo dos açúcares, para classificá-los em açúcares redutores e não-redutores.

  • Principais Glicídios:

Glicose, glucose, dextrose ou açúcar de uva


É uma aldo-hexose de fórmula C6H12O6. A glicose é encontrada nas uvas e em vários frutos e pode ser obtida também industrialmente pela hidrólise do amido.

. (C6H10O5) + nH2O ---------> n C6H12O6
. Amido Ácido Glicose


A glicose, usada na alimentação (na fabricação de doces, balas etc), também é chamada de "açúcar do sangue", pois é o açúcar mais simples que circula em nossas veias. no sangue humano, sua concentração e medida entre 80 e 120mg por 100ml, pela ação de hormônios secretados pelo pâncreas. Se por doença ou falta prolongada de alimentação essa concentração diminuir (hipoglicemia), a pessoa deverá receber soro glicosado; se, pelo contrário, a concentração da glicose no sangue aumentar (hiperglicemia), a pessoa apresentará os sintomas da doença conhecida como diabetes e deverá receber medicamentos, como, por exemplo, insulina.


images_(5).jpg
Material usado para medir a taxa de glicose do sangue.






































Sacarose:A sacarose (C12H22O11)é um tipo de glicídio formado or uma molécula de glicose e uma de frutose produzido pela planta ao realizar o processo de fotossíntese,é muito encontrada em plantas, mas especialmente na cana-de-açucar e na beterraba.A sacarose é o resultado da condensação de α-glicose - piranose com β - frutose - furanose através dos grupos (OH) glicocídicos de cada uma.É importante sabermos que a sacarose se cristaliza facilmente e não apresenta mutarrotação.A sacarose é amplamente distribuída entre as plantas superiores e,como o citado acima, encontra-se em abundância na cana-de-açucar e na beterraba,sendo que sendo que o suco da primeira - a garapa - contém de 15 à 20 % e o da segunda de 14 à 18% de sacarose.É doce, e sua fermentação por leveduras é muito utilizada comercialmente.A sacarose não é um açucar redutor, isso significa que os dois grupos redutores dos monossacarídeos que a formam estão envolvidos na ligação glicosídica, ou seja, o átomo de carbono C1 da glicose e C2 da frutose,devem participar da liagação.acucar.jpg#Extração industrial a partir da cana-de-açucar: A produção brasileira de sacarose, é basicamente a partir da extração do caldo de cana-de-açucar.Em um processo industrial a produção se baseia na moagem,filto e fervo do caldo,que passa a ser melado para a seguir transforma-lo em açucar.A adição de compostos químicos ao açucar vai definir qual o tipo que será produzido.Frutose: É um monossacarídeo (C6H12O6) como os carbonos dispostos em anel, muito encontrado em frutas. É mais doce do que a , que é o açucar refinado comum, encontrada em cana-de-açucar, que é um dissacarídeo proveniente da junção da frutose com glicose que vem a formar a dextrose.A frustose também é encontrada em cereais,vegetais e no mel.Por possuir um grupo cetona como grupo característicos,a frutose é considerada uma cetose,e, como possui 6 carbonos, é considerada uma hexose.A frutose também pode ser obtida por hidrólise de um polissacarídeo chamado insulina.A frutose se cristaliza com dificuldades no formato de agulhas.A frutose assim como a glicose está fortemente presente nas uvas e é a base química do vinho.A ação de leveduras sobre esses açucares (e nunca sobre sacarose) faz a transformação dos açucares em álcool etílico e gás carbônico.A maior parte dos produtos industrializados qu contém frutose vendida no Brasil é importada, devido a esse e outros fatores o preço é mais elevado.


Galactose:A galactose é um açucar monossacarídeo.Seu papel biológico é energético e é encontrado como componente do dissacarídeo lactose,existente no leite.A galactose é transformada diretamente em glicose por um processo relativamente simples.Primeiro é fosforilada a galactose-1-fosfato,posteriormente, reage com a UDP-glicose, formando a UDP-galactose e glicose-1-fosfato.A galactose é importante na síntese de lactose na glândula mamária em lactação, pois nesta ocorre uma condensação entre a glicose e a UDP-galactose, originando a lactose.A galactose é também,um constituinte importante dos glicolipídios, dos proteoglicanos e das glicoproteínas.A galactose não é tão doce quanto a glicose e também não é solúvel em água.
aldohexose-d-galactose-structure.gif


Manose: um açucar,da série de carboidratos de seis carbonos.
A manose entra na corrente de metabolismo dos carboidratos pela fosforilação e conversão de frutose-6-fosfato. Existem vias tributárias que levam glicogênio, frutose, galactose e manose à via glicolítica.
As enzimas capazes de hidrolisar ligações alfa e beta da manose são chamadas manosidases.


GLICÍDIOS E OBESIDADE: É importante destacar que o consumo de glícidios, em excesso pode levar a pessoa a obesidade. Quanto mais se ingere doces, maior é a liberação de insulina, e menor passa a ser a concentração de glicose no sangue, o que te faz sentir vontade de comer ainda mais doces e engordar mais, para elevar a concentração de glicose no sangue (glicemia) de volta aos níveis normais.



Pricipais funçoes dos glicídeos:


- Consistem de fonte de energia

- Possuem também função estrutural, como a celulose, componente principal das paredes celulares das paredes vegetais, e a quitina, componentes das paredes celulares de fungos e do exoesqueleto dos artropodes.




Ocorrem:

•Pão;
•Batatas;
•Ervilhas;
•Carne (em menor quantidade);
•Ovos;
•Gorduras animais (que se alimentam de carboidratos);
•Algodão (fibra de tecido);
•Linho (fibra de tecido)
•Madeira (celulose);
•Papel (celulose).


external image glicidios.jpg


*DEFINIÇÃO DE GLICíDIOS*

##Glicídios,glucídios ou glúcídes são compostos de função mista do tipo poliálcool_aldeído ou poliálcool-cetona e outros compostos que,por hidrólise,dão poliálcoois-aldeídos e/ou poliálcoois-cetonas.

POR EXEMPLO:
external image 2002-71-133-41-i014.gif

##Antigamente ,os glícidios eram também chamados de açúcare´s,pois o açúcar comum pertence a essa classe.Chegaram a ser também chamados de hidratos de carbono,ou carboidrato´,pois muitos desses compostos obedecem à fórmula geral Cx(H2O)y.



*Os Principais Glicídios*



(GLICOSE)

A glicose,usada na alimentação(na fabricação de doces,balas etc),É chamada de "açúcar do sangue",pois é o açúcar mais simples que circula em nossas veias.

No sangue humano,sua concentração é mantida entre 80 e 120 mg por 100 ml,pela ação de hormônios secretados pelo pâncreas.SE por doença ou falta prolongada de alimentação essa concentração diminuir (hipoglicemia),a pessoa deverá receber soro glicosado;se,pelo contrário,a concentração de glicose no sangue aumentar (hiperglicemia),a pessoa apresentará os sitomas da doença conhecida por diabete e deverá receber medicamentos,como,por exemplo,a isulina.


(SACAROSE)

É um dissacarídeo,de fórmula C12H22O11,encontrado principalmente na cana-de-açúcar e na beterrraba.Estruturalmente,a sacarose resulta da (condensação)de uma molécula de glicose e uma de frutose (condensação é a união dessas duas moléculas com eliminação de uma molécula de água.

(AMIDO)

É também um polissacarídio.sua fórmula é (C6H10O5),tem massa molecular entre 60.000 u e 1.000.000u.É encontrado frequentemente nos vegetais:(arroz,milho,trigo,etc.)


(CELULOSE)

É um polissacarídio, de formula (C6H10O5)que atinge massas moleculares da ordem de 400.000 u.A celulose existe praticamente em todos os vegetais.


*VITAMINA C*



external image vitamina-c.jpg

A vitamina C,também chamada de ácido ascórbico,é a mais conhecida das vitaminas.

Ela está presente principalmente nos vegetais frescos,sendo mais abundante nas frutas cítricas (a acerola é a que possui maior teor de vitamina C). Nos vegetais, a vitamina C é formada apartir da glicose, por meio de uma serie de reações enzimaticas. No nosso organismo, ela é importante na síntese do colágeno, constituinte importante da pele, dos tendões, dos ligamentos e etc.